Inicial > Segurança da Informação > Como Fazer Senhas Seguras ?

Como Fazer Senhas Seguras ?

Quem de nós não se perguntou até que ponto as senhas podem nos dar segurança?
Qual seria a melhor e mais segura senha? Mas como fazer para lembrar-se dela depois?
E se eu fizer uma senha para todos os meus logins e cadastros, fica facil de lembrar mas se alguém descobre sabe a senha de tudo.

Os bancos procurar inovar sempre com novos critérios para digitarmos senha e dicas para a escolha da senha. Mas não pense que é só aquela velhinha e você que tem dificuldades com isso e acaba usando alguma senha mais fácil de memorização

Algum tempo atras a revista The RumpusSenhaspublicou uma entrevista com uma empregada não identificada, onde afirmava que o facebook tinha uma senha universal acessível a qualquer empregado, com a qual podiam entrar em todos os perfis da rede sócia, e pasmem, a senha era Chuck Norris escrito com letras, números e símbolos. O faceboook nega e questiona a credibilidade da entrevista, mas a revista se defende.

Alguns estudos que o descaso com as senhas é muito maior que imaginamos
Após um estudo com 32 milhões de senhas hackeadas a empresa de segurança Imperva concluiu que as senhas mais hackeadas eram:
1- 123456
2- 12345
3- 123456789
4- senha
5- iloveyou
6- princess
7- (nome do site)
8- 1234567
9- 12345678
10- abc123
11- 123senha
12- senha123

A revista PC Magazine americana fez uma lista das 10 senhas mais utilizadas na internet, eis a lista:
1- password(senha)
2- 123456
3- qwerty
4- abc123
5- letmein(toc toc)
6- monkey(macaco)
7- myspace1
8- password1(senha1)
9- blink182
10- (seu nome)

A mesma reportagem salienta que um haker teria 30% de sucesso tentando as senhas acima e este índice sobe para 50% se ele tiver acessos a seus dados pessoais, ou seja os nossos perfis nos sites de relacionamentos acabam sendo uma excelente fonte para os hackers.

Para piorar as novas placas gráficas GPUs (Graphics Processing Units) tem uma capacidade tal que tornou possível usar esse poder de processamento das GPUs para rodar uma técnica de quebra de senhas conhecida como “força bruta” – que envolve essencialmente tentar todas as senhas possíveis até encontrar aquela que dá acesso a um sistema em um tempo bem aceitável.

Frase ou senha?

Alguns especialistas tem afirmado que o uso de frases (com letras e números) como senhas é uma solução, pois resolve dois problemas de uma vez.
Primeiro é mais fácil de memorizar, por exemplo: “meu cãozinho tem 4 patas e 2 orelhas”. É mais fácil que uma senha de números e letras aleatórios tipo “mcz4pt2r”.
Segundo é muito mais difícil quebrá-la devido sua extensão.
O problema é que os sistemas de hoje não oferecem o recurso de frases como senhas, mas quebras paradigmas é uma das façanhas que a tecnologia da informação se orgulha.

Mas enquanto não aparece nada melhor, o negócio é usar senhas que contenham numero, letras minusculas e maiúsculas, e onde é permitido pontuação também.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário